Entenda qual é o papel do gestor de vendas, como uma equipe comercial deve atuar para isso separamos 7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial.
Sabemos que a gestão de equipe de vendas é uma missão repleta de desafios. Não é nada fácil recrutar e coordenar talentos, definir processos, delegar e monitorar tarefas, estabelecer metas e ainda manter os vendedores engajados e motivados em suas atividades.
Mas antes de entendermos quais são as 7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial, precisamos entender alguns papeis importantes dentro do processo comercial, como por exemplo, o papel do gestor de vendas.
Afinal, Qual é o papel do gestor de vendas?
Em poucas palavras é o capitão do time, pois ele é a pessoa responsável por supervisionar todas as estratégias e ações que ocorrem dentro do setor de vendas. É o gerente que vai definir metas de vendas, desenvolver programas de treinamento para sua equipe e realizar todo o trabalho mais analítico.
A maioria dos gestores de vendas tem como suas prioridades a definição de metas de vendas, supervisão de vendas/equipe e acompanhamento de dados. Em alguns casos, é possível encontrar gestor de vendas que recrutam, contratam e treinam novos membros da equipe de vendas, no entanto essa não é uma realidade para todos.
Os gerentes de vendas também devem coletar e interpretar dados complexos para atingir as áreas mais promissoras e identificar as estratégias de vendas mais eficazes. Eles precisam trabalhar com pessoas de outros departamentos e com clientes, portanto, precisam ser capazes de se comunicar com clareza. Ao ajudar nas vendas, eles devem ouvir e responder às necessidades dos clientes e devem ser capazes de avaliar a performance da equipe de vendas e desenvolver maneiras de melhorar os membros em dificuldades.
Confira as 7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial.
Para gerenciar uma equipe de vendas de maneira mais eficiente e potencializar os resultados, existem algumas boas práticas que você pode implementar no seu time.
Confira abaixo7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial:
1 – Monte uma equipe de profissionais com perfis variados
Ter uma equipe diversa pode contribuir bastante para o aumento na performance em vendas. Busque selecionar vendedores com perfis e experiências variadas, mas que se complementam desta forma um poderá contribuir com suas individualidades e ajudar nas limitações dos demais colegas.
2 – Organize o time de vendas de acordo com as etapas do processo.
É importante que você saiba identificar as habilidades do seu time e organizar os vendedores de acordo com as etapas do processo de vendas. Sendo assim, não coloque na prospecção um colaborador que tem mais potencial para o fechamento, por exemplo.
3 – Padronize os processos da equipe de vendas
O processo de vendas que segue um padrão pré-estabelecido tende a ser mais bem sucedido e contar com menos erros. Sendo assim, elabore um roteiro que servirá de apoio para os vendedores. Assim, todos saberão o que, quando e como fazer em cada etapa do processo comercial.
4 – Não sobrecarregue os seus vendedores
Encher os vendedores de responsabilidades e tarefas pode acabar tendo um efeito negativo no desempenho da equipe. A qualidade das entregas e a produtividade pode ficar bastante comprometida. Por isso é muito importante conhecer e respeitar os limites dos seus vendedores.
5 – Saiba reconhecer os esforços do time
Para manter o time de vendas motivado, é importante mostrar que você reconhece e valoriza os esforços que eles fazem na busca por melhores resultados. Por isso, estabelecer um processo de recompensa pelos resultados como a remuneração variável com base nos resultados é uma excelente alternativa.
Para saber mais sobre a remuneração variável, confira este conteúdo: Como gerenciar a performance através da remuneração variável.
6 – Ofereça capacitação para os vendedores
Um bom gestor comercial precisa ser capaz de identificar a necessidade e limitações de sua equipe, Por isso, oferecer treinamentos é muito importante seja para atualizar técnicas de vendas ou preparar os vendedores para exercerem novas atribuições.
7 – Faça uso de sistema de gestão de performance com foco em resultados.
Um software de gestão de performance e resultados é uma solução completa que usa a tecnologia para descomplicar e otimizar a gestão dos resultados do seu time de vendas . O foco é facilitar as tarefas do dia-a-dia e automatizar processos, oferecendo informações precisas e seguras para uma tomada de decisões com mais rapidez e qualidade.
Se você deseja saber mais sobre o que é um software de gestão de performance e resultados, leia este texto e alguns dos benefícios. Quais são os benefícios de um software de gestão de performance.
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A AchieveMore é um software de gestão de performance com foco em resultado. Portanto, seu papel é ajudar o gestor de vendas a obter as informações necessárias para orientar a sua equipe comercial a atingir os objetivos e metas de vendas. Ao mesmo tempo, o nosso software fornece as ferramentas necessárias para estimular o colaborador a adotar uma cultura de “foco em resultados” e autogestão.
Transparência com relação aos objetivos e à performance, acompanhamento de metas, vinculação entre remuneração variável e performance. As possibilidades são muitas, mas vale destacar que a AchieveMore contribui fortemente para que as equipes alcancem mais e melhores resultados.
A AchieveMore garante a execução do planejamento estratégico, traduzindo os objetivos da empresa em metas para os diferentes níveis. Assim, todos os dias, os colaboradores ficam sabendo o que precisam fazer para serem reconhecidos, fomentando a autogestão e a sensação de pertencimento.