O risco de mudar vale a pena? Na semana passada, em um post publicado pela nossa sócia Fernanda Marques, discutimos a eficácia de sistemas de Gestão por Performance a partir do exemplo da HubSpot, nos Estados Unidos.
Recebemos algumas perguntas e comentários de que essa não seria a nossa realidade aqui no Brasil por conta de todas as dificuldades envolvidas na definição de modelos e, principalmente, na adoção de modelos de Gestão por Performance e suas implicações em remuneração dada a legislação local.
Não queremos entrar nos méritos legais da questão, mas o infochart abaixo apresenta o tamanho da oportunidade a ser capturada com base nos resultados que conseguimos colher em nossa base de clientes. O risco de mudar vale a pena?
Os dados acima foram calculados com base nos seguintes dados:
1. nossos clientes perceberam, em média, que a quantidade de elegíveis que passaram a atingir seus objetivos após a adoção da solução aumentou em 26%
2. nossos clientes também perceberam que, em média, o cumprimento médio de suas metas melhorou em 23% após a adoção da solução
Embora tenhamos usado esses dados somente sobre times de vendas, é possível estender o modelo para quaisquer perfis analisados e seguramente chegaremos a conclusão que os retornos sobre o investimento realizado na adoção das metodologias de Gestão por Performance e OKR são enormes e justificam eventuais barreiras e riscos associados a sua implantação.
Por último, mais do que isso, pense no custo de oportunidade em não fazer nada… E aí, vai mesmo assumir o risco de ficar parado?