O que o que é 5w2h? E como deve usar?

O que o que é 5w2h? E como deve usar?

Você sabe o que é 5w2h? E como deve usar?  É uma metodologia muito utilizada em empresas e estratégias de gestão. Esta sigla vem do inglês e representa um checklist com 7 perguntas importantes para qualquer tipo de planejamento a ser realizado.

O 5W2H foi desenvolvido com o intuito de compreender determinado problema, ou até mesmo enxergar uma janela de oportunidade, com o objetivo de impulsionar o negócio. O que o que é 5w2h? E como deve usar?

Como dito anteriormente, estas siglas representam um checklist com 7 perguntas que nos guiam para a realização de tarefas com maior agilidade, as siglas representam: What, Who, When, Where, How e How Much. Desta forma, define o que será feito, porque, onde, quem, quando, como e quanto vai custar. O que é 5w2h? E como deve usar?

Com estas 07 explanações, é possível visualizar os problemas e soluções de forma mais clara e objetiva. Confira a seguir como a sigla 5W2H é utilizada:

Como funciona o 5W2H?

Para maior compreensão vamos detalhar as 7 perguntas individualmente, conforme a seguir:

Os 5 Ws:

What (O que?) – Define qual será a sua meta e objetivo, ou até mesmo qual será o problema abordado;

When (Onde?) – Define a meta ou lugar onde será dada a ação ou solução do problema;

Why (Por que?) – Define os motivos para a implementação destas metas ou os motivos para as soluções destes problemas;

Where (Quando?) – Define o espaço de tempo em que a meta será desdobrada ou o problema será solucionado;

Who (Quem?) – Define quem serão os responsáveis pelas etapas.

Os 2 Hs:

How (Como?) – Define como será feito e que tipo de processo será usado;

How much (Quanto?) – Define qual será a média do orçamento para todo o processo.

Como usar o 5w2H?

Utilizar esta metodologia é fundamental para atingir diversos objetivos, e solucionar diversas frentes dentro da empresa. Por isso, para evitar erros e perda de tempo é importante garantir que a sua empresa tenha uma boa gestão estratégica, tenha metas claras e objetivas, além de ter o hábito de acompanhar o desenvolvimento do planejamento e dos resultados.

Um ponto positivo para o uso da ferramenta 5W2H é que ela é uma ferramenta democrática, onde uma ou mais pessoas podem responder as questões do checklist.

É muito importante responder todas as perguntas para chegar ao objetivo final com mais clareza e assertividade. Nossa dica é que você faça uma lista com todos os pontos, reúna todos os envolvidos e faça um brainstorm para responder todas as questões.

Onde posso usar o 5W2H?

Em tese, a ferramenta 5W2H pode ser usada em diversas situações, e não somente no âmbito empresarial, pode também ser aplicada na sua vida pessoal e nas questões do cotidiano. Afinal, esta é uma ferramenta desenvolvida para aprimorar todo e qualquer planejamento que você tenha na sua vida. A metodologia 5W2H vai te ajudar a ter muito mais controle sobre tudo.

Confira algumas situações nas quais você pode aplicar:

  • No planejamento estratégico para aumentar os lucros de uma empresa;
  • Para o planejamento de como aumentar a sua carteira de clientes;
  • Para planejar a compra de algum bem pessoal ou até mesmo um equipamento para o seu negócio;
  • Planejar uma viagem ou a contratação de um curso.

Considere todos os pontos, antes de colocar o 5W2H em prática, e lembre-se sempre que sentir necessidade de retomar a este checklist.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

O que é gestão por competências e tudo que você precisa saber.

O que é gestão por competências e tudo que você precisa saber.

Atualmente o mercado de trabalho tem evoluído rapidamente e a tendência é que se desenvolva em uma velocidade cada vez maior. E para reter os melhores talentos dentro da sua empresa, as empresas precisam acompanhar esse novo ritmo. Por isso, no artigo de hoje vamos entender o que é gestão por competências e tudo  que

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES