Entenda a importância do atingimento de metas para o time.

Entenda a importância do atingimento de metas para o time.

Falamos muito por aqui sobre a importância das metas dentro das empresas e até mesmo na vida pessoal das pessoas. Mesmo muitos tendo a ciência da importância das metas, muitas vezes ela ainda acaba sendo vista com maus olhos, mas não deve ser assim. Afinal, elas representam uma chance de crescimento e lucro aos colaboradores. Leia o artigo de hoje, para que você entenda a importância do atingimento de metas para o time. 

As metas, sem dúvida, são importantes para ambos os lados seja para os profissionais como também para as empresas. Pois, os profissionais se sentem engajados e motivados a entregarem o seu melhor, e claro as empresas se beneficiam com isso. 

Além disso, as metas ainda impactam de forma positiva as empresas de outras formas, por isso, elas são essenciais para as relações de trabalho e a gestão de talentos. Vamos conferir a seguir alguns dos principais motivos da importância do atingimento de metas para o seu time. 

A importância e benefícios do atingimento de metas. 

1 –  Maior engajamento 

Um dos pontos que podemos destacar e que sem dúvida faz total diferença nos times é o engajamento. Afinal, o engajamento é o principal motivo que faz com que o time atinja de fato as metas que foram estipuladas. 

Aliás, o atingimento de metas não faz com que as próximas campanhas sejam prejudicadas. Pelo contrário, uma vez que a meta é alcançada, as equipes tendem a sempre se esforçar mais para manter-se no mesmo padrão ou até mesmo superá-lo. E isso é natural! Pense como se fosse uma criança quando prova o doce pela primeira vez, ela sempre vai querer se deliciar com o mesmo doce ou experimentar doces ainda melhores. 

Para o time, o atingimento das metas se torna um “gás” que impulsiona para um melhor desempenho das demais atividades. As metas são muitas vezes as responsáveis por impulsionar que o time saia do obvio e realmente vá a procura de ações e soluções inovadoras. 

2 –  Sentimento de valorização

Quando as metas são atingidas, os colaboradores e os times tem a tendência da necessidade de se sentirem valorizados. Quando as metas são atingidas, as equipes passam a ter o direito de receber uma premiação com base em seus méritos e resultados. Esse prêmio, então, representa um tipo de reconhecimento da empresa sobre o trabalho que o time promoveu.

Os profissionais quando notam que seus resultados estão sendo reconhecidos, acaba gerando neles mesmos o sentimento de auto valorização, o que acaba sendo um ponto positivo para a empresa quando bem trabalhado, pois os profissionais sempre estarão em busca de atingir um nível mais alto. 

3 –  Aumento da produtividade

É fato que quando o profissional se sente valorizado ele se torna mais engajado e consequentemente a sua produtividade também aumenta. E a velocidade, qualidade e até mesmo a quantidade nos resultados aumentam também. 

Como planejar uma política de metas justa e assertiva.

Como vimos até aqui, quando os times alcançam as metas a empresa conta com uma série de benefícios que atingem tanto a empresa quanto os funcionários. Para isso, é preciso ter em mãos uma política de metas justa, clara e que seja passível de alcance. 

Caso, esse cuidado ao formatar a política de metas da empresa não seja colocado em prática, pode acontecer o efeito rebote, onde o engajamento e o sentimento de valorização diminuem o que causa pontos negativos em toda a cultura organizacional da empresa e toda a produtividade tende a também ser prejudicada. 

Por isso, é importante ter em mente alguns pontos cruciais na hora de desenvolver a política de metas da sua empresa, confira alguns deles:

  • Defina quais são as atividades;
  • Defina metas que apresentem desafios, mas não sejam inatingíveis e se tornem desmotivadoras;
  • Determine um prazo para essas metas, tendo em mente a jornada de trabalho dos colaboradores, as responsabilidades e a real situação da empresa;
  • Defina quais são as premiações que realmente são atrativas e que seus funcionários vão se sentir realizados;
  • Oriente os gestores para otimizar esses serviços que levarão ao atingimento das metas.

Com isso, é possível aumentar a produtividade do seu time e consequentemente os resultados da empresa, melhorar o clima organizacional e satisfazer tanto a corporação quanto os colaboradores. Lembre-se sempre: a política de metas somente será benéfica quando justa.

Vale lembrar que quando se tem uma equipe responsável pelo acompanhamento das metas e um time de profissionais responsáveis pela execução a fim de atingir os resultados esperados, é necessário que se tenha uma gestão de metas muito bem definida. 

Confira esse artigo que pode te ajudar a ter uma gestão de metas eficiente: Por que e como fazer gestão de metas?

Conheça a AchieveMore

A AchieveMore foi desenvolvida com o propósito de oferecer a melhor solução para implementar uma cultura focada na gestão de performance e resultados através da remuneração variável e campanhas de incentivo. Tudo de maneira simples, confiável, ágil e eficiente. Aqui na AchieveMore acreditamos que a busca pelos resultados precisa ser planejada e gerenciada através da definição dos objetivos, e a recompensa dos resultados alcançados através da remuneração variável.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

A área de recursos humanos tem um papel de grande importância para as empresas e profissionais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu capital intelectual, mas existem tendências que estão surgindo no mercado para melhorar o setor e agregar ainda mais valor a sua empresa. Grande parte das organizações já entenderam que são

Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Já falamos por aqui sobre a importância da gamificação dentro das empresas nos dias de hoje, essa prática pode ser aplicada em diferentes atividades e setores da empresa, como em protótipos e projetos, resolução de problemas, treinamentos e capacitação de clientes quanto ao uso de produtos e serviços, por exemplo. Mas, você sabe de fato

Como a Remuneração Estratégica pode impactar na sua empresa?

Falamos muito por aqui a respeito da remuneração variável de forma estratégica. Mas, sabemos que muitas vezes os gestores, acabam tendo a dúvida de como a remuneração estratégica pode impactar na sua empresa. A ideia central da remuneração estratégica é que, se o colaborador contribui para o sucesso da empresa, ele deve ser premiado. Veja

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES