O que é gestão por competências e tudo que você precisa saber.

O que é gestão por competências e tudo que você precisa saber.

O que é gestão por competências e tudo que você precisa saber.

Atualmente o mercado de trabalho tem evoluído rapidamente e a tendência é que se desenvolva em uma velocidade cada vez maior. E para reter os melhores talentos dentro da sua empresa, as empresas precisam acompanhar esse novo ritmo. Por isso, no artigo de hoje vamos entender o que é gestão por competências e tudo  que você precisa saber. 

A gestão por competência ajuda a aumentar a integração de modo geral dentro das organizações, ajudando nos processos de tomada de decisão e favorecendo o ganho de bons resultados no negócio.

O que é gestão por competências?

Sabemos que competências são os conhecimentos, atitudes e habilidades que uma pessoa possui. Logo o termo gestão por competências é baseado em um tipo de gerenciamento com o objetivo quais são os pontos fortes e a serem desenvolvidos em um profissional, geralmente o setor de RH fica responsável por identificar e desenvolver essas competências, os profissionais de RH responsáveis por essa demanda geralmente ocupam o cargo de business partner. 

A partir do momento em que esses pontos são identificados é elaborado um plano de aprimoramento e desenvolvimento dessas competências  com o objetivo de melhorar o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, alavancar os resultados obtidos pela empresa. 

Como posso aplicar a gestão por competências?

Para aplicar a gestão por competências, inicialmente, você deve elaborar um perfil ideal de competências que é desejado para um profissional de um determinado cargo ou setor. Após isso, identifique quais são os graus de importância para cada competência, desta forma você conseguirá delimitar e equilibrar as expectativas da empresa, e de todo o time, pois você identifica onde eles querem chegar e o que precisa ser desenvolvido para eles atingirem esse objetivo. 

Após essas duas primeiras etapas de planejamento onde foi selecionado as competências do profissional ideal para a função é hora de partir para a prática, para isso é preciso acompanhar quais são os pontos fortes no conceito de gestão por competências e o que ainda precisa ser desenvolvido. Para isso, é essencial que a comunicação seja constante antes, durante e depois do processo de implantação, para garantir que seja tudo muito claro. 

Principais modelos de gestão por competências.

Existem alguns modelos de gestão por competências cada modelo tem mais ênfase em uma característica profissional, mas existem 03 principais tipos de competências que são: técnicas, comportamentais e funcionais. A seguir vamos conhecer um pouco de cada um desses 03 principais tipos. 

1. Competências técnicas.

As competências técnicas são conhecidas como hard skills, estas são habilidades adquiridas ao longo do tempo com a experiência ou até mesmo através da capacitação profissional. Ou seja, os hard skills são conhecimentos específicos necessários para o exercício de cada profissão. 

As competências técnicas podem ser desenvolvidas através de cursos, treinamentos, graduações e até mesmo um acompanhamento mais próximo de um profissional mais experiente. O principal objetivo é dar insumos e o conhecimento necessário para que o profissional consiga se desenvolver em suas competências, e exercer suas tarefas da melhor forma possível. 

2. Competências comportamentais.

As competências comportamentais estão relacionadas à personalidade do profissional. Elas ajudam a entender como cada profissional lida com as pessoas à sua volta e como é a sua reação diante de cada situação.

As competências comportamentais são conhecidas como soft skills, as competências comportamentais são referentes as atitudes do colaborador e são importantes para entender quais perfis mais se encaixam em cada time ou cargo.

3. Competências funcionais.

As competências funcionais estão relacionadas a outras características também importantes para o desempenho de uma determinada função ou atividade. 

As competências funcionais estão relacionadas ao que é necessário para cada função e pode variar de acordo com o cargo, setor em que trabalha e principalmente nível de senioridade. 

Os impactos da gestão por competências.

Utilizar corretamente a gestão por competências ajuda a transformar a situação do seu negócio, favorecendo a empresa e os colaboradores. É importante valorizar os profissionais de modo que eles estejam satisfeitos com o cargo em que ocupam, aumentando consequentemente a satisfação, a motivação e principalmente a diminuindo o turnover.

Além disso, a empresa consegue fazer com que as habilidades-chave sejam desenvolvidas, ajudando no desenvolvimento dentro da empresa. Desta forma, a empresa coleta resultados de forma muito mais rápida. 

A gestão por competências tem crescido cada vez mais dentro das organizações, pois elas entenderam que não é somente um valor investido em determinado profissional e sim diversos outros fatores que estão relacionados ao crescimento da empresa e satisfação dos profissionais. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Já sabemos que as metas servem como um direcionamento para a força de vendas, e que quando são bem definidas e realistas ajuda sua empresa a alcançar os melhores resultados.  É exatamente as metas de vendas que vão mostrar onde o seu time de vendas precisa chegar e quais serão as ações necessárias para atingir

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

As metas são as responsáveis ​​pelo nosso planejamento e por determinar o quanto queremos crescer nos próximos meses, anos e ciclos em geral. Porém, você sabe como definir suas metas de vendas? Veja nossas dicas para te ajudar a criar as suas metas de vendas de forma eficiente.  No artigo de hoje, vamos falar sobre

O que é Follow-up e como deve ser feito.

O que é Follow-up e como deve ser feito.

No setor de vendas se fala muito sobre uma prática chamada follow-up, mas muitas pessoas têm a dúvida sobre o que é follow-up e como deve ser feito. Neste artigo, vamos responder estas e outras perguntas que surgem quando falamos sobre follow-up.  Afinal, o que é follow-up? Basicamente follow-up é uma ferramenta utilizada para o acompanhamento

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES