Por que e como fazer gestão de metas?

Por que e como fazer gestão de metas?

Uma empresa pode ter sucesso em seus resultados através de uma boa gestão de metas adequada para a sua equipe. Por isso, você deve entender o Por que e como fazer gestão de metas, e entender quais são as principais vantagens.

Por que e como fazer gestão de metas?

No mundo coorporativo e até mesmo na vida pessoal, sempre temos metas e objetivos a serem alcançados, mas sabemos que não é apenas estabelecer metas, e que atingi-las muitas vezes não é tão simples. Por isso, é essencial realizar uma gestão de metas de forma adequada e ter um bom planejamento com prazos bem estabelecidos para que as metas sejam alcançadas.

Sabemos que os objetivos e metas são o foco principal, mas que ao mesmo tempo é importante ser resiliente e saber que ao longo do percurso muitas vezes é necessário realizar adaptações, entender que muitas vezes é necessário abrir mão de alguns pontos, para que o foco principal seja alcançado.

Para entendermos a importância dessa estretégia e o por que e como fazer gestao de metas nas empresa, leia este artigo até o final. Separamos os principais pontos deste assunto para te ajudar a ter bons resultados através da gestão de metas. Confira!

O que é gestão de metas?

A gestão de metas é a estratégia responsável pelo acompanhamento de todo o processo de gestão e resultados que devem ser alcançados para o atingimento das metas que foram determinadas. 

As metas e os objetivos muitas vezes são confundidos e muitos pensam que são a mesma coisa, mas existem certas diferenças, as metas são responsáveis por dar forma aos objetivos desejados. 

A gestão de metas representa conduzir as ações de um projeto fazendo o melhor proveito de todos os recursos disponíveis, como exemplo: pessoas, tempo, verba ou até mesmo a estrutura. A gestão de metas foi criada com o foco de ajudar as empresas a identificarem onde querem chegar e definir o melhor caminho para seguir. Em resumo, a gestão de metas é um direcionamento com foco de tornar os objetivos mais claros e mais fáceis de serem alcançados. 

Como fazer a gestão de metas?

Para se fazer uma gestão de metas de forma eficiente é importante seguir 03 etapas, com essas etapas é possível construir uma estratégia de gestão de metas de forma prática e garantindo uma gestão eficiente de suas metas, objetivos e até mesmo indicadores de performance.

Etapa 1: Planejamento

Toda ação de sucesso é oriunda de um bom planejamento. E para que isso aconteça, é necessário ter em mente que as metas devem ser atingíveis para aumentar a motivação das equipes na empresa. Por isso, é recomendável que não se estabeleça metas difíceis de serem alcançadas, também é importante não estabelecer apenas metas genéricas, um bom planejamento de metas vai te ajudar a definir metas desafiadoras e que ao mesmo tempo sejam atingíveis. 

É importante destacar que, as metas devem traduzir os objetivos e a estratégia de forma tangível, sempre com base nos indicadores de desempenho. Uma vez que elas vão ajudar a acompanhar e mensurar o alcance dos resultados. Por isso, sempre tenha um objetivo específico em mente e desdobre suas metas a partir deste objetivo. 

No planejamento é importante levar em consideração alguns fatores que podem influenciar, como: tempo, investimento e recursos humanos. Lembre-se que, as metas precisam ter um valor e prazo para serem cumpridas.

Etapa 2: Implementação

Para atingir as metas de forma eficiente, é importante que todos estejam envolvidos e motivados. Então, na etapa de implementação é importante que o plano de ação seja eficiente, e que todos da equipe tenham ciência e entendimento de quais serão os objetivos. 

Por isso, converse com o time e esclareça todas as dúvidas, mostre como é importante e qual será o impacto para o atingimento das metas. Garanta que todos entendam a importancia das metas e dos resultados. 

Sem dúvida, esse alinhamento vai deixar todos com o sentimento de pertencimento e estimular o desenvolvimento de cada um do time. Além disso, o líder engajando os colaboradores com suas metas, as recompensas financeiras e emocionais serão criadas para motivar os funcionários premiando por suas entregas e resultados. 

Etapa 3: Acompanhamento

Depois de planejado e implementado, enquanto toda a estratégia está sendo colocada em prática é necessário que seja feito também um acompanhamento durante todo o processo. E, para isso, é importante definir os melhores indicadores para analisar o desempenho e fazer a gestão de performance da sua equipe. 

Realizar o acompanhamento frequente das metas é essencial para a identificação de possíveis desvios dos focos, realizando a revisão das metas e verificando constantemente as oportunidades que podem surgir ao longo do processo. Desta forma, toda e qualquer ação pode ser tomada no momento certo. 

Não deixe também de realizar feedbacks de forma contínua e sempre que possível sinalize qual é a distância do time em alcançar seu objetivo final. Por isso, ter uma comunicação saudável e constante é importante para manter todo o time alinhado e engajado. 

Para realizar o acompanhamento da gestão de metas, a melhor solução é que se tenha um software de gestão de performance e resultados principalmente quando se tem uma grande equipe e  diversos indicadores de desempenho para acompanhar. Um bom software de gestão de performance, pode ser um bom aliado quando oferece automatização de processos manuais, como por exemplo: a apuração dos resultados e cálculo da remuneração variável do time; outro benefício do software de gestão de performance é a possibilidade de identificar novas oportunidades.

A importancia de aplicar a gestão de metas?

Empresas que desejam ter sucesso em seus resultados, precisam ter definições mais concretas e claras, para que a equipe execute o processo de forma eficiente. É  essencial dar um direcionamento para o time, afim de manter o foco de todos e não desviar do que precisa ser realizado.

Quanto maior o sentimento de pertencimento do time, maior será o empenho para realizar as tarefas. Além de se sentirem a vontade para darem ideias e sugestões de melhoras, na qual trará mais benefícios para o desenvolvimento das ações de gestão de metas.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

A área de recursos humanos tem um papel de grande importância para as empresas e profissionais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu capital intelectual, mas existem tendências que estão surgindo no mercado para melhorar o setor e agregar ainda mais valor a sua empresa. Grande parte das organizações já entenderam que são

Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Já falamos por aqui sobre a importância da gamificação dentro das empresas nos dias de hoje, essa prática pode ser aplicada em diferentes atividades e setores da empresa, como em protótipos e projetos, resolução de problemas, treinamentos e capacitação de clientes quanto ao uso de produtos e serviços, por exemplo. Mas, você sabe de fato

Como a Remuneração Estratégica pode impactar na sua empresa?

Falamos muito por aqui a respeito da remuneração variável de forma estratégica. Mas, sabemos que muitas vezes os gestores, acabam tendo a dúvida de como a remuneração estratégica pode impactar na sua empresa. A ideia central da remuneração estratégica é que, se o colaborador contribui para o sucesso da empresa, ele deve ser premiado. Veja

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES