Se você chegou até aqui é porque o assunto Gamificação está no seu radar. É importante lembrar que o tema Gamificação cabe em diversos universos, seja, no trabalho, na educação, na tecnologia, entre outras formas de aplicar a gamificação em nosso dia a dia. Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a descobrir o que é gamificação e tudo o que você precisa saber a respeito desse universo.
Apesar de ser um tema ainda pouco conhecido, a cada dia que passa ele tem se tornado um assunto cada vez mais importante e popular, principalmente no mundo corporativo. Afinal, os tempos mudaram e a sociedade vem se tornando cada vez mais ativa e questionadora no universo da tecnologia.
Afinal, o que é gamificação?
De forma simples, gamificação nada mais é do que tratar uma estratégia de forma lúdica, ou seja, transformar todas as etapas para chegar a “linha de chegada” ou como mais conhecemos os resultados esperados em formato de game.
Usar a estratégia de gamificação ajuda as pessoas envolvidas em todo o processo a se tornarem mais interessadas e a alcançar os objetivos esperados, ou até mesmo a ajudar a resolver problemas, a enfrentar desafios ou até mesmo desenvolver novas habilidades.
Hoje em dia o uso de jogos lúdicos tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e está presente em situações que nem imaginamos, quer conferir? Pegue seu celular e olhe para os seus aplicativos, veja quantos deles são aplicativos que para você realizar alguma tarefa você precisa passar de fase, estimula a competição ou até mesmo ganhar algum tipo de recompensa por realizar algum tipo de atividade? São vários né? Foi o que nós imaginamos.
A gamificação está cada vez mais presente em nossas vidas, pois essa técnica estimula vários dos nossos instintos ao mesmo tempo. Tornando assim, o uso dos jogos na vida das pessoas cada vez mais ativo e gerando ambientes competitivos saudáveis e produtivos, além de ser bem mais divertido para os envolvidos.
Por que usar a gamificação é tão importante?
Além de todos os benefícios que já citamos existem milhares de fatores que torna a gamificação tão importante e presente na vida das pessoas. Com o crescimento das novas tecnologias e o aumento no uso da internet o acesso às informações se tornou cada vez mais acessível, por exemplo: antes tínhamos o pretexto de que para aprender era necessário copiar o máximo de informações possível, hoje não é mais necessário, ficou claro que o termo “aprender brincando” realmente é uma realidade, pois muito se aprende apenas usando um simples jogo.
Além de estar presente na educação, a gamificação se tornou cada vez mais presente no mundo corporativo, se tornou bem arcaico pensar que o uso de jogos dentro das empresas é algo que pode atrapalhar a produtividade e os resultados das equipes. Hoje, os jogos são usados para instigar ainda mais os fatores de aumento da produtividade, entrega de resultados e principalmente o engajamento para uma competição saudável.
Sem dúvidas, ficou claro que a gamificação só trás benefícios quando aplicada com objetivo e de forma correta. Pois, de fato a gamificação se tornou uma forma de você ensinar e aprender de forma leve e também ajudar a engajar a equipe com os objetivos da empresa.
Como usar a gamificação?
Para que a gamificação tenha seu objetivo concluído, você precisa adaptar um jogo de acordo com as suas necessidades e estratégias. Os jogos mais usados são os de tabuleiro, pois eles são jogos dinâmicos e que trabalham bem o entrosamento do time e principalmente são de fácil entendimento.
É muito importante que para aplicar a gamificação você estabeleça primeiro quais são os seus objetivos e colocar esses objetivos como tarefas e etapas ao longo do jogo. Após ter determinado seus objetivos é importante determinar qual é o modelo de jogo que vai adaptar, lembrando que é muito importante que seja algo simples e de fácil compreensão. Por fim, é importante que todo o jogo seja estruturado de forma lúdica e divertida, para que todos os jogadores cheguem ao objetivo final engajados e sem perder o foco.
Com a gamificação bem aplicada e com os objetivos certos é possível fomentar ambientes competitivos, saudáveis e criativos ao mesmo tempo, sempre voltados para a cooperação e engajamento dos usuários.