Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Já falamos por aqui sobre a importância da gamificação dentro das empresas nos dias de hoje, essa prática pode ser aplicada em diferentes atividades e setores da empresa, como em protótipos e projetos, resolução de problemas, treinamentos e capacitação de clientes quanto ao uso de produtos e serviços, por exemplo. Mas, você sabe de fato como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

No RH, a gamificação está ganhando cada vez mais espaço, principalmente em ações com foco em melhorar a comunicação interpessoal e a cultura do feedback. Esta é uma ótima ferramenta para promover a interação entre os colaboradores, aumentar o engajamento e até promover a experiência positiva no ambiente de trabalho.

Para você ficar por dentro desse novo universo da Gamificação no artigo de hoje vamos entender o que é e qual é a sua importância para o RH.

O que é gamificação e como ela pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Em resumo, a gamificação ou gamification, como também é conhecida. Não é algo recente, mas a cada dia que passa surgem novas técnicas e recursos permitindo uma ampliação em sua possibilidade de uso. 

A gamificação dentro das empresas, principalmente no setor de RH, é uma estratégia com foco no engajamento e melhoria da comunicação. Trata-se de um conjunto de técnicas muito comuns aplicadas em jogos, onde são usadas em diferentes processos corporativos.

A gamificação dentro das empresas ajuda a permitir uma experiência inteligente e muito funcional, estimulando a participação de quem está envolvido, gerando uma competitividade saudável e cooperadora, além de envolver a ideia de atingimento de resultados que o time tenha em comum. 

Mais a diante, vamos conhecer alguns exemplos que são muito comuns dentro das empresa, sejam eles envolvendo o universo digital ou até mesmo atividades físicas. Tudo dependerá de quais são os objetivos da empresa com esse tipo de iniciativa. Mas antes, vamos entender um pouco da uma importância para o  RH, já que é um dos setores que mais utilizam dessa estratégia. 

Qual é a importância da gamificação para o RH?

Já falamos por aqui, a respeito do crescimento do Rh dentro das organizações, e como cada dia que passa o RH tem se tornado uma área muito mais estratégica. O RH é a área responsável por todos os profissionais da empresa, e por isso, tem uma maior autonomia e conhecimento para desenvolver estratégias que ajude a impulsionar os resultados e a satisfação do público interno. Por isso, o setor de RH das empresas, se tornaram os principais responsáveis em saber como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores.

Quando o objetivo é promover a interação e a comunicação entre os colaboradores, a gamificação é muito efetiva, trazendo resultados reais em pouco tempo. O ponto de partida da gamificação é sempre a partir de um objetivo definido. E como a comunicação e a boa interação entre colaboradores é um desafio para qualquer empresa, este é um exemplo de objetivo de um projeto de gamificação desenvolvido pelo setor do RH.

Se você deseja saber mais sobre, como tornar o RH da sua empresa mais estratégico, confira este artigo: 6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Motivos para aplicar a gamificação nas empresas. 

Quando estamos falando de jogos a comunicação e interação é extremamente necessária. Desta forma é possível desenvolver essa e outras competências através da gamificação, seja aplicada através de um ambiente virtual, ou até mesmo através de praticas de gamificação mais imersivas como, por exemplo, o RPG – Role Playing Game – que é um tipo de jogo onde os participantes assumem papéis de personagens e criam narrativas de forma colaborativa em espaço real.

Outro motivo muito importante para aplicar a gamificação nas empresas, é que os colaboradores passam a compreender melhor o negócio, já que um dos objetivos é que o jogo também tenha metas, regras, necessidade de feedback e participação voluntária. Essa experiência de gamificação possui aprendizado e recompensas, o que ajuda as empresa que possuem uma cultura organizacional voltada para a gestão de performance e resultados do time.

5 elementos essenciais para a Gamificação dentro da organização.

Como falamos anteriormente, existem elementos essenciais para as organizações que devem também fazer parte do contexto de gamificação, pois desta forma, a cultura da empresa estará alinhada com os objetivos da organização através do jogo. Confira quais são esses 5 elementos:

  1. Metas:

Assim como a rotina funcional de uma empresa, principalmente em áreas que envolve entrega de resultados específicos como, por exemplo: vendas. Os jogos  também possuem metas, ou seja, expectativas que precisam ser atingidas para concluir as fases e tarefas a serem cumpridas. Ao simular um contexto com metas, o profissional acaba entendendo melhor melhor as suas próprias metas, como também as da equipe e da empresa. Desta forma, poderá se comunicar melhor com outros players.

  1. Regras:

Sabemos que todo jogo tem suas regras, e assim como os jogos as empresas também as possuem. As regras são responsáveis por mediar a forma como acontecem os jogos e determina as escolhas dos jogadores. Isso, se torna um elemento, que de forma sutil ajuda o profissional a entender as regras, boas práticas e limites, inclusive em relação a outros colaboradores.

  1. Participação Voluntária: 

O profissional, assim como o jogador é quem escolhe se vai participar ou não. O fato de o colaborador aceitar o desafio, é uma ajuda a fazer com que se sinta motivado a fazer parte de uma nova experiência de aprendizado e desenvolvimento. Desta forma, quando houver novas situações, o profissional se sentirá muito mais seguro e a vontade para se voluntariar para novos desafios dentro da empresa. 

  1. Aprendizado: 

No universo dos jogos você sempre está em aprendizado, e muitas vezes aprendendo com outros jogadores, no ambiente de trabalho é sempre necessário estar disposto a aprender e se desenvolver. Por isso, é importante entender que você precisar estar em constante aprendizado e principalmente estar aberto a aprender com outros profissionais.

  1. Recompensa: 

A cultura da recompensa está muito presente no universo dos jogos, principalmente por conta das metas, o que é interessante para as empresas que desejam que os profissionais desenvolvam uma certa competitividade de forma saúdável. Os jogos se tornam um grande aliado para essa estratégia. 

Concluindo, agora que você já sabe como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores, e que essa estratégia é, sem dúvidas, uma iniciativa muito importante para empresas que desejam se destacar no mercado e também gerar uma equipe, mais engajada, produtiva e principalmente lucrativa para a empresa. 

Não se esqueça de sempre ter em mente na hora de desenvolver uma estratégia de gamificação na sua empresa que o objetivo deve ser definido no primeiro momento. Desta forma, você elaborará um game com uma proposta totalmente voltada em atingir o seu objetivo inicial. 

Tenha como aliado ferramentas que facilitará esse processo de planejamento, desenvolvimento e principalmente o uso dos profissionais envolvidos. Hoje em dia, existem diversos softwares que possuem essa proposta de alinhar a tecnologia com a gamificação, para engajar e envolver toda a sua equipe. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

A área de recursos humanos tem um papel de grande importância para as empresas e profissionais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu capital intelectual, mas existem tendências que estão surgindo no mercado para melhorar o setor e agregar ainda mais valor a sua empresa. Grande parte das organizações já entenderam que são

Como a Remuneração Estratégica pode impactar na sua empresa?

Falamos muito por aqui a respeito da remuneração variável de forma estratégica. Mas, sabemos que muitas vezes os gestores, acabam tendo a dúvida de como a remuneração estratégica pode impactar na sua empresa. A ideia central da remuneração estratégica é que, se o colaborador contribui para o sucesso da empresa, ele deve ser premiado. Veja

Os direitos trabalhistas que todos profissionais e empresas devem saber.

Os direitos trabalhistas que todos profissionais e empresas devem saber.

Como muitos sabem, o Brasil é um dos países mais populosos do mundo, e a grande maioria dessa população é composta por trabalhadores, mas mesmo com todos os avanços que temos ao acesso à informação, muitos desses profissionais ainda desconhecem quais são seus direitos trabalhistas, e muitas vezes acabam sendo prejudicados por falta de conhecimento.

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR