Dicas de como fazer um bom planejamento estratégico.

Dicas de como fazer um bom planejamento estratégico.

Dicas  de como fazer um bom planejamento estratégico.

Um assunto muito falado no mundo corporativo é a relação entre a gestão e a execução. Porém, antes de falarmos sobre estas etapas precisamos voltar nossa atenção para uma etapa muito importante que antecede tanto a gestão quanto à execução, que é o planejamento estratégico. 

É no planejamento estratégico que se define quais são os objetivos da empresa e quais são as metas que a empresa deseja atingir. É por isso, que o planejamento estratégico é uma parte importante que antecede a gestão e a execução, pois dessa forma garantimos que elas aconteçam e caminhem bem. 

06 dicas de como fazer um bom planejamento estratégico. 

Pensando na importância do planejamento estratégico criamos um checklist com 06 dicas sobre como fazer um bom planejamento estratégico. Confira a seguir!

Dica 1 – A minha empresa identifica as melhores oportunidades? 

Para que a empresa cresça e se consolide no mercado em que atua, toda a gestão deve estar atenta às oportunidades ao seu redor. E, este é um dos fatores que o planejamento estratégico ajuda, pois ele ajuda a identificar e a definir quais são as oportunidades que o mercado oferece e sua empresa pode aproveitar. 

Não se esqueça também que é de grande importância elencar quais são as oportunidades que não devem ser aproveitadas, pois desta forma você identifica os limites de atuação da sua empresa e também da sua equipe. Além disso, conseguirá focar os esforços apenas naquilo que vai te ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa. 

Dica 2 – As estratégias e oportunidades da minha empresa estão alinhadas com a missão e visão? 

É importante lembrar que antes de definir aonde sua empresa quer chegar, e já sabemos que esse é um dos fatores que mostram a importância do planejamento estratégico, é necessário antes de tudo definir quem de fato a sua empresa é, o que ela acredita, ou seja, entender qual é a missão e visão da sua empresa. Sem o estabelecimento da real identidade da sua empresa e de tudo aquilo que ela faz e acredita, não haverá planejamento que funcione de maneira 100% efetiva. 

Além disso, a missão e visão da sua empresa devem sempre direcionar e definir todas as ações e decisões que serão realizadas para que a sua empresa busque os objetivos e metas definidos no planejamento estratégico. 

Dica 3 – Eu conheço a minha concorrência e tudo aquilo que está relacionado a ela? 

É de grande importância conhecer quem são as empresas a sua volta e principalmente a sua concorrência, pois quando se tem um conhecimento máximo de seus concorrentes, você consegue traçar um planejamento estratégico mais eficiente. Pois, saberá o que está sendo ofertado para seus possíveis clientes e prospects, como funciona seu modelo de negócio, qual é o produto ou serviço que se destaca mais ou menos que o da sua empresa. Sem o conhecimento mais aprofundado da sua possível concorrência, não é possível montar um planejamento estratégico eficiente. 

Conhecer quem está competindo espaço no mercado com você é um fator crucial de sucesso e que ajuda você a ter ideias de soluções inovadoras tanto para seu negócio quanto para seus clientes. 

Dica 4 – Eu conheço os meus clientes e tudo aquilo que eles precisam? 

Sabemos já da importância de fazer um planejamento estratégico e incluir o estudo sobre a concorrência, mas você dá o devido valor sobre o que conhece dos seus clientes e possíveis clientes? Afinal, o principal objetivo de um planejamento estratégico é alcançar essas pessoas, atender as necessidades delas através dos seus produtos e serviços e consequentemente aumentar as vendas e faturamentos da sua empresa. 

São os clientes que trazem a receita para sua empresa e fazem com que o mercado gire, e lembre-se que por trás da sua empresa existem pessoas, e todas as pessoas antes de serem empresas são consumidoras.  Afinal, qual é o consumidor que não gosta de uma empresa que sempre está atenta e buscando atender às suas necessidades? 

Saber exatamente o que o seu consumidor precisa e espera é o primeiro passo para montar um planejamento estratégico de sucesso.

Dica 5 – Eu sei quais são as forças e fraquezas da minha empresa? 

Para que você possa seguir com um planejamento estratégico bem feito, é importante ter o conhecimento de quais são as limitações da sua empresa e quais são as forças dela também. Você consegue captar muitas dessas forças e fraquezas  através dos passos anteriores que falamos neste texto. Mas, como organizar todas essas informações e ter uma visão clara e adequada de quais são as minhas forças e fraquezas? 

A matriz de SWOT é de fato considerada uma das, se não a principal, ferramenta para identificação das forças e fraquezas de uma empresa. Além de também ajudar a identificar as oportunidades e ameaças que sua empresa pode enfrentar, com a matriz de SWOT você pode saber exatamente quais são suas vantagens e pontos que merecem atenção e assim traçar um plano de ação e identificar qual o melhor caminho para ter um planejamento estratégico de sucesso.

Dica 6  – Eu de fato acompanho corretamente os indicadores estratégicos da minha empresa? 

É muito difícil chegar e permanecer em uma posição se você não mede corretamente o efeito das suas ações nos seus resultados. Por isso, no próprio planejamento estratégico, enquanto você define suas metas e objetivos é importante que você defina quais serão os indicadores (KPIs) que você acompanhará para medir o sucesso da sua empresa. 

É Importante que esses indicadores sejam acompanhados e medidos da forma correta, livre de erros e empecilhos que atrapalhem o funcionamento do seu negócio. Nesta etapa, muitas empresas optam por terem softwares que fazem esta atividade e apresentam os resultados já de forma organizada e de fácil entendimento. Desta forma, fica muito mais fácil acompanhar os resultados e tomar decisões mais estratégicas e assertivas para o seu negócio. 

Se você ainda não conhece nenhuma ferramenta de gestão de resultados, está na hora de falar com nossa equipe e conhecer a AchieveMore, a ferramenta de gestão de performance mais completa do mercado e que une tecnologia e sistema de recompensa em um só lugar. 

(Quero saber mais)

Agora que você viu as dicas de como fazer um bom planejamento estratégico está na hora de colocar em prática cada uma destas etapas e traçar a estratégia da sua empresa e partir rumo ao sucesso! Sem dúvida, depois será muito mais fácil unir a gestão com a execução. 

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