O impacto da gamificação nas empresas

O impacto da gamificação nas empresas

O impacto da gamificação nas empresas

Sempre falamos a respeito da importância de motivar as equipes e como é desafiador encontrar maneiras para que todo esse esforço seja efetivo e a equipe fique engajada em entregar bons resultados. Por isso, é de extrema importância que a liderança da empresa esteja sempre antenada e atualizada sobre as novas possibilidades que o mercado oferece para envolver e engajar o time. 

E nesse sentido o impacto da gamificação nas empresas tem sido extremamente importante e motivador, pois tem tornado o ambiente de trabalho mais leve e fácil, pois gamificando tarefas, metas e projetos as equipes acabam cumprindo os objetivos esperado de forma mais rápida e dinâmica. 

A gamificação e a produtividade

Em muitas empresas a gamificação quando bem estruturada acaba rendendo ótimos resultados em impulsionar o engajamento do time na entrega de metas. De acordo com os dados da ResearchAndMarkets.com, a gamificação ajuda a aumentar os níveis de produtividade das equipes em 90% e chega até 86% no nível de conscientização sobre as metas que foram estabelecidas em nível individual ou até mesmo coletivo. Além de tornar as tarefas mais transparentes e simples de se entender. 

Outra pesquisa muito relevante e que nos mostra a importância da gamificação na produtividade TalentLMS em 2019, nos mostra dados importantes sobre a relação da produtividade e gamificação no universo profissional, confira a seguir: 

  • 89% dos funcionários se sentem mais produtivos e felizes com a gamificação no trabalho.
  • 83% daqueles que recebem treinamento gamificado se sentem motivados, enquanto 61% dos que receberam treinamentos convencionais se sentem entediados e improdutivos.
  • 89% acreditam que seriam mais produtivos caso sua rotina profissional fosse mais gamificada.
  • 78% afirmam que a gamificação em processos de recrutamento tornam a empresa mais desejável de se trabalhar.

As melhorias da gamificação no ambiente de trabalho.

No ambiente de trabalho, a gamificação serve para que o colaborador melhore e aprimore as suas tomadas de decisão. Com isso, a gamificação dentro da empresa ajuda que essas tomadas de decisão sejam feitas sem tanto medo de errar, mas sim de forma mais assertiva. Isso acaba resultando em profissionais mais empenhados e dispostos a pensar e resolver os problemas em conjunto.

Vale ressaltar que a gamificação além de tornar os profissionais mais produtivos, ajudam eles a desenvolver novas habilidades trazendo benefícios para os profissionais e para a organização. 

Além de todos esses benefícios no ambiente de trabalho, é importante lembrar que a estratégia de implementar jogos ajuda os profissionais a desenvolver um bom senso crítico e ajuda a terem mais autonomia. 

A gamificação se tornou uma estratégia importante para as empresas e veio para ficar, pois a cada dia tem se reinventado e se tornado cada vez mais necessária na vida dos profissionais. 

Quais são os resultados da gamificação?

Já vimos até aqui o impacto da gamificação na produtividade, também falamos sobre a importância da gamificação no ambiente de trabalho, e agora precisamos destacar as principais vantagens observadas por quem já utilizou a gamificação no ambiente de trabalho: 

  • Maior capacidade para adquirir conhecimento, pois envolve simultaneamente o uso teórico e prático;
  • Sensação de autonomia, uma vez que os profissionais podem fazer tomar suas próprias decisões; 
  • Ajudar no desenvolvimento do senso crítico dos profissionais;
  • Facilidade em receber e entregar feedbacks em tempo real;
  • Promover uma competição saudável.

Como pudemos ver ao longo deste artigo, a gamificação é uma solução estratégica que veio para ficar, e quem não a colocar em prática pode acabar ficando para trás na corrida. Por isso, não deixe de implementar estratégias e ferramentas de gestão que possuam gamificação na sua empresa. 
Quer saber mais a respeito da gamificação e sua importância? Clique aqui

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

O que é Holocracia e como ela funciona.

O que é Holocracia e como ela funciona.

Para você este termo “Holocracia” pode parecer novo, mas tem se tornado cada vez mais comum principalmente entre as empresas com pensamento mais jovem, como por exemplo as startups. Muitas destas empresas têm aderido a esta modalidade e visto vantagens e desvantagens desta prática, mas para você saber se de fato adotar a Holocracia dentro

Atenção ao implementar a gestão de performance na sua empresa.

Atenção ao implementar a gestão de performance na sua empresa.

A gestão de performance é extremamente importante para fazer um diagnóstico da evolução da empresa. Quando a gestão de performance é bem implementada permite que você possa medir, gerenciar e direcionar os resultados da empresa.  Para implementar a gestão de performance fazendo o uso de bons indicadores é importante olhar para alguns pontos de atenção.

O que é gamificação e tudo o que você precisa saber.

O que é gamificação e tudo o que você precisa saber.

Se você chegou até aqui é porque o assunto Gamificação está no seu radar. É importante lembrar que o tema Gamificação cabe em diversos universos, seja, no trabalho, na educação, na tecnologia, entre outras formas de aplicar a gamificação em nosso dia a dia. Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a descobrir o

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente