O impacto da gamificação nas empresas

O impacto da gamificação nas empresas

O impacto da gamificação nas empresas

Sempre falamos a respeito da importância de motivar as equipes e como é desafiador encontrar maneiras para que todo esse esforço seja efetivo e a equipe fique engajada em entregar bons resultados. Por isso, é de extrema importância que a liderança da empresa esteja sempre antenada e atualizada sobre as novas possibilidades que o mercado oferece para envolver e engajar o time. 

E nesse sentido o impacto da gamificação nas empresas tem sido extremamente importante e motivador, pois tem tornado o ambiente de trabalho mais leve e fácil, pois gamificando tarefas, metas e projetos as equipes acabam cumprindo os objetivos esperado de forma mais rápida e dinâmica. 

A gamificação e a produtividade

Em muitas empresas a gamificação quando bem estruturada acaba rendendo ótimos resultados em impulsionar o engajamento do time na entrega de metas. De acordo com os dados da ResearchAndMarkets.com, a gamificação ajuda a aumentar os níveis de produtividade das equipes em 90% e chega até 86% no nível de conscientização sobre as metas que foram estabelecidas em nível individual ou até mesmo coletivo. Além de tornar as tarefas mais transparentes e simples de se entender. 

Outra pesquisa muito relevante e que nos mostra a importância da gamificação na produtividade TalentLMS em 2019, nos mostra dados importantes sobre a relação da produtividade e gamificação no universo profissional, confira a seguir: 

  • 89% dos funcionários se sentem mais produtivos e felizes com a gamificação no trabalho.
  • 83% daqueles que recebem treinamento gamificado se sentem motivados, enquanto 61% dos que receberam treinamentos convencionais se sentem entediados e improdutivos.
  • 89% acreditam que seriam mais produtivos caso sua rotina profissional fosse mais gamificada.
  • 78% afirmam que a gamificação em processos de recrutamento tornam a empresa mais desejável de se trabalhar.

As melhorias da gamificação no ambiente de trabalho.

No ambiente de trabalho, a gamificação serve para que o colaborador melhore e aprimore as suas tomadas de decisão. Com isso, a gamificação dentro da empresa ajuda que essas tomadas de decisão sejam feitas sem tanto medo de errar, mas sim de forma mais assertiva. Isso acaba resultando em profissionais mais empenhados e dispostos a pensar e resolver os problemas em conjunto.

Vale ressaltar que a gamificação além de tornar os profissionais mais produtivos, ajudam eles a desenvolver novas habilidades trazendo benefícios para os profissionais e para a organização. 

Além de todos esses benefícios no ambiente de trabalho, é importante lembrar que a estratégia de implementar jogos ajuda os profissionais a desenvolver um bom senso crítico e ajuda a terem mais autonomia. 

A gamificação se tornou uma estratégia importante para as empresas e veio para ficar, pois a cada dia tem se reinventado e se tornado cada vez mais necessária na vida dos profissionais. 

Quais são os resultados da gamificação?

Já vimos até aqui o impacto da gamificação na produtividade, também falamos sobre a importância da gamificação no ambiente de trabalho, e agora precisamos destacar as principais vantagens observadas por quem já utilizou a gamificação no ambiente de trabalho: 

  • Maior capacidade para adquirir conhecimento, pois envolve simultaneamente o uso teórico e prático;
  • Sensação de autonomia, uma vez que os profissionais podem fazer tomar suas próprias decisões; 
  • Ajudar no desenvolvimento do senso crítico dos profissionais;
  • Facilidade em receber e entregar feedbacks em tempo real;
  • Promover uma competição saudável.

Como pudemos ver ao longo deste artigo, a gamificação é uma solução estratégica que veio para ficar, e quem não a colocar em prática pode acabar ficando para trás na corrida. Por isso, não deixe de implementar estratégias e ferramentas de gestão que possuam gamificação na sua empresa. 
Quer saber mais a respeito da gamificação e sua importância? Clique aqui

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais força nas organizações, pois se tornou uma das principais formas de reconhecer os esforços e resultados das equipes que mais contribuem para o crescimento e resultados da empresa. Ao longo deste artigo vamos falar sobre 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil. Confira!

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Todos nós já sabemos que são incontáveis os desafios para gerenciar uma equipe de vendas, principalmente quando é considerada a importância dessa área dentro do sucesso da empresa. É necessário monitorar os resultados e acompanhar a performance do time, além de ter que alinhar os objetivos e metas da empresa com o do time. E

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

As empresas e seus processos sempre estão em constante mudança e evolução, graças à transformação digital, mudança no comportamento do consumidor entre outros fatores que influenciam as empresas a repensarem seu tipo de gestão de processos e buscar o modelo mais adequado. Gestão de processos modelos para te ajudar a aumentar os resultados. Atualmente e de

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR