O que é meritocracia e a importância para a sua gestão.

O que é meritocracia e a importância para a sua gestão.

O que é meritocracia e a importância para a sua gestão.

Todo gestor já ouviu falar sobre meritocracia e a importância dela na gestão empresarial e de equipes, neste artigo vamos falar sobre a definição do termo meritocracia dentro das empresas e o impacto dela na gestão.

Ter colaboradores que são reconhecidos pelo seu esforço e trabalho se tornou um item básico para uma boa gestão de performance e resultados. Grande parte da responsabilidade de motivar e engajar os colaboradores vem da própria empresa e um dos critérios chave para manter este engajamento e bons resultados é a meritocracia. 

A seguir vamos entender o que é meritocracia e a importância para a sua gestão. 

O que é meritocracia?

O significado do termo meritocracia vem do latim “Meritum”, mérito e também do grego “cracía”, poder. Meritocracia pode ser definido como um tipo de sistema social que reconhece as posições de poder considerando os méritos individuais de cada pessoa ou equipe. 

No mundo corporativo o conceito de meritocracia é aplicado como uma ideologia, onde as pessoas com o melhor desempenho e resultados dentro de suas funções devem ser reconhecidas/recompensadas por suas entregas e resultados. 

Empresas que possuem uma hierarquia meritocrática, é construída baseado nos méritos de cada colaborador, pois a meritocracia é uma metodologia que busca valorizar as pessoas que precisam ser reconhecidas com posições melhores dentro da organização ou através de bônus, prêmios entre outros. 

A importância da meritocracia para a sua gestão?

Quando bem aplicada a meritocracia ajuda a filtrar os bons talentos das organizações e consequentemente acaba aumentando a produtividade e contribuindo para o crescimento da empresa. 

Com o aumento da produtividade impulsionado pela recompensa o time acaba desenvolvendo melhor a suas habilidades e aumenta a eficiência nas entregas dos objetivos da  empresa. 

Com a meritocracia dentro das empresas os gestores conseguem identificar o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, podendo assim reconhecer aqueles que agregam mais valor para a empresa e também dar feedbacks imediatos de acordo com as oportunidades ajudando as equipes e colaboradores que precisam melhorar seus resultados.

Para implantar a meritocracia dentro das empresas é necessário ter muita disciplina e executar isso de forma metódica e cuidadosa, pois a meritocracia quando implantada de forma descuidada pode acabar gerando visões e comportamentos negativos, como por exemplo, o individualismo e a competitividade, por isso implemente pensando sempre no coletivo e na colaboração de todo o time.

Para desenvolver um sistema de meritocracia na sua empresa é preciso estabelecer as metas e objetivos de maneira clara, e sempre deixar claro o que será esperado dos profissionais. 

A AchieveMore é uma ferramenta desenvolvida para ajudar empresas que tem a cultura organizacional voltada para a

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

O que é gestão por competências e tudo que você precisa saber.

O que é gestão por competências e tudo que você precisa saber.

Atualmente o mercado de trabalho tem evoluído rapidamente e a tendência é que se desenvolva em uma velocidade cada vez maior. E para reter os melhores talentos dentro da sua empresa, as empresas precisam acompanhar esse novo ritmo. Por isso, no artigo de hoje vamos entender o que é gestão por competências e tudo  que

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR