Quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo?

Quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo?

Se a sua empresa deseja aumentar os resultados em um curto período de tempo, uma das melhores e mais eficazes soluções é implementar uma campanha de incentivo.  Geralmente as campanhas de incentivo são realizadas em datas específicas, como por exemplo, datas comemorativas ou promocionais como a Black Friday, mas pode ser também apenas uma ação para ajudar a alavancar os resultados de vendas para o atingimento das metas. 

Realizar uma campanha de incentivo não é tão simples, e por isso neste artigo você descobrirá quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo eficiente e de sucesso. Mas antes precisamos entender a sua importância e qual é a base de uma boa campanha de incentivo.

Por que fazer uma campanha de incentivo?

As campanhas de incentivo estão diretamente ligadas a atração e retenção de talentos, criação de novas oportunidades e desenvolvimento pessoal. Essas ações devem estar no topo da lista de prioridades dos gestores. 

Um dos principais desafios da gestão é motivar e incentivar sua equipe em busca de uma melhor performance, tanto no nível individual quanto no nível coletivo. E para garantir que esse estímulo seja eficiente, podemos usar como aliadas as campanhas de incentivo. As campanhas são uma boa alternativa para empresas que não podem aplicar um modelo de remuneração variável ou concessão de benefícios no qual, são ações constantes. 

Entretanto, não basta apenas criar uma campanha de incentivo no qual o funcionário ganha uma recompensa de acordo com seu resultado, é importante todo um planejamento para que essa campanha seja bem sucedida e os objetivos sejam alcançados. 

Descubra a seguir quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo.

1 – Tenha uma boa base

As campanhas de incentivo de vendas ou resultados devem ser eficientes, e para isso na hora do planejamento é necessário que você estruture uma boa base para a sua campanha. Isto é, para que a sua empresa não invista um valor ou faça um esforço que não tenha disponível, é importante que sua campanha seja autofinanciável, ou seja, a campanha de incentivo precisa se auto pagar de acordo com os resultados entregues. 

Para que a sua campanha de incentivo auto se pague é importante que se crie metas ambiciosas, mas que ao mesmo tempo sejam realistas e condizentes com a realidade da empresa e equipe envolvida. 

O mais importante é que você estruture a sua base de forma adequada, e para isso é importante que ela tenha três pilares essenciais como base: Motivação, Recompensa e Reconhecimento. 

  • Motivação:

As campanhas de incentivo precisam ter um impacto direto e  positivo na motivação dos colaboradores, pois uma campanha de incentivo bem estruturada e que motiva a equipe, acaba também retendo bons talentos. 

Quando a campanha de incentivo possibilita a equipe ou o profissional a conquistar prêmios através da sua própria dedicação e esforço, ele se sente motivado a ir em busca de novos desafios dentro da própria empresa.

  • Recompensa: 

A recompensa acaba sendo o fator motivador para que o profissional ou equipe se dedique cada vez mais a atingir os objetivos da campanha. A recompensa reforça o pilar anterior que é a motivação, e também é um grande apoio para o terceiro pilar que é o reconhecimento. 

A recompensa te permite estabelecer uma relação positiva de ganhos baseada na meritocracia e transparência da equipe.

  • Reconhecimento: 

O reconhecimento é o pilar que une os dois anteriores, a motivação e a recompensa, pois ele é a base que reconhece todo o esforço e dedicação dos resultados entregues pelo time ou pelo profissional. É através do reconhecimento que você prestigia e dá mérito para aqueles que mais se dedicaram e alcançaram os objetivos.

O reconhecimento daquele funcionário ou equipe que mais se destacou durante o período da campanha de incentivo pode até ser um plus a mais em sua recompensa. 

É aplicando esses e outros itens indispensáveis que a campanha de incentivo pode ser vista como boa prática, sendo essencial para o crescimento da equipe e da empresa.  

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