O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável?

O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável?

O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável? Para manter uma equipe engajada, produtiva e alcançando bons resultados, é essencial trabalhar algumas estratégias de gestão para motivar esses colaboradores. Uma boa solução para manter o time engajado é oferecer uma remuneração variável.

Mas como funciona a remuneração variável? Essa remuneração é independente do salário fixo acordado com o funcionário, basicamente é uma recompensa para os profissionais que atingirem as metas que foram definidas pela empresa.

Vale lembrar que a remuneração variável pode ser aplicada para diversas áreas da empresa, como por exemplo, os operacionais e pode variar de acordo com a performance de cada funcionário, equipe ou empresa.

Geralmente esse tipo de remuneração é mensurado de acordo com uma meta pré-estabelecida em um determinado período de tempo. As empresas possuem respaldo na constituição federal para beneficiar seus colaboradores, de maneira que acreditam ser mais adequada à realidade financeira da empresa, pois este tipo de bônus está previsto no inciso XI do art.7.

Muitos se perguntam: quais são os tipos de remuneração variável que posso aplicar em minha empresa? Vejamos alguns tipos que podemos destacar:

1. Participação nos lucros e resultados (PLR): O PLR é basicamente uma gratificação dada aos funcionários, de acordo com o lucro obtido pela empresa; geralmente o cálculo é feito pelo ano anterior, mas pode ser também por um período determinado pela empresa.

2. Comissão: A comissão é a prática mais comum nas empresas, especialmente aquelas que possuem equipes de vendas, pois é um meio de estimular o vendedor ou equipe comercial a atingir a meta que é pré-estabelecida. A comissão também pode ser paga através de uma porcentagem em cima de cada venda realizada.

3. Bônus: Já o bônus é outra forma comum de incentivo entre as empresas e pode ser aplicado não somente para equipes comerciais, mas também por outras áreas da empresa. Não necessariamente esse tipo de bonificação ocorre em dinheiro, mas também pode ser: uma viagem, curso, vale compras ou até mesmo ingressos.

4. Premiação: O Prêmio por produtividade também é diferente da comissão de vendas. O pagamento acontece de acordo com as metas atingidas e é uma forma de recompensar o funcionário ou equipe baseado na sua produtividade. A empresa pode aplicar este tipo de prêmio para as áreas operacionais da empresa, com foco em aumentar os resultados da equipe.

Conforme visto, existem alguns tipos de remuneração variável que podem ser aplicados dentro de uma empresa, mas para que isso aconteça de maneira eficiente precisamos saber como fazer uma boa avaliação de desempenho e uma boa gestão de performance da equipe.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais força nas organizações, pois se tornou uma das principais formas de reconhecer os esforços e resultados das equipes que mais contribuem para o crescimento e resultados da empresa. Ao longo deste artigo vamos falar sobre 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil. Confira!

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Todos nós já sabemos que são incontáveis os desafios para gerenciar uma equipe de vendas, principalmente quando é considerada a importância dessa área dentro do sucesso da empresa. É necessário monitorar os resultados e acompanhar a performance do time, além de ter que alinhar os objetivos e metas da empresa com o do time. E

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

As empresas e seus processos sempre estão em constante mudança e evolução, graças à transformação digital, mudança no comportamento do consumidor entre outros fatores que influenciam as empresas a repensarem seu tipo de gestão de processos e buscar o modelo mais adequado. Gestão de processos modelos para te ajudar a aumentar os resultados. Atualmente e de

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR