As campanhas de incentivo são muito presentes, principalmente nas áreas de vendas, pois elas servem para garantir que a equipe permaneça motivada a entregar bons resultados e alavancar as vendas das empresas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a criar uma campanha de incentivo eficiente. Confira a seguir!
Se você ainda não sabe o que é uma campanha de incentivo, qual é a sua importância e como ela funciona confira os outros artigos que preparamos para tirar todas as suas dúvidas:
- A importância das campanhas de incentivo.
- Quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo?
Existem diversos modelos e formatos de campanhas de incentivo, alguns mais complexos e outros que podem ser feitos com mais facilidade e praticidade, dependendo da estrutura de sua empresa. Mas, o mais importante que você não pode deixar de faltar nas suas campanhas de incentivo são os pontos abaixo:
Como criar uma campanha de incentivo eficiente.
1 – Defina, de forma clara, quais são os objetivos da campanha de incentivo.
Os objetivos da campanha precisam ser bem definidos, desta forma, você conseguirá alinhar os prazos dos objetivos e os resultados esperados. Por mais claro que pareça ser, muitos gestores acabam elaborando uma campanha de incentivo de forma incorreta e não define ou não deixa de forma clara quais são os objetivos da campanha.
2 – Deixe claro o que você espera da equipe de vendas.
Ao deixar claro o que você espera da sua equipe de vendas, você também pode definir metas e objetivos coletivos e/ou individuais. E lembre-se, que as metas e objetivos não devem ser impossíveis de se alcançar, mas também devem ser um desafio para os participantes.
3 – Escolha como será o modelo de remuneração.
Para escolher a premiação ideal, é importante que você estude sua equipe e como funcionam as campanhas de incentivo no mercado em que atua. É importante que o seu modelo de remuneração esteja atrelado aos seus objetivos e metas, desta forma, todo o time trabalhará em busca de entregar os melhores resultados para receber o prêmio ao final da campanha de incentivo.
4 – Comunique os resultados periodicamente
Ter uma comunicação clara e de fácil entendimento também é uma ação muito importante para motivar o time e alavancar os resultados. Uma forma muito usada por empresas de alto desempenho é utilizar softwares de gestão de performance que ajudam a acompanhar, calcular e comunicar todos os resultados para a equipe de forma eficiente e objetiva. Assim, é possível não apenas atualizar o time sobre o status da campanha, mas também lembrá-los constantemente das metas e trazer o estímulo necessário para que eles continuem empenhados em seus objetivos.
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