5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais força nas organizações, pois se tornou uma das principais formas de reconhecer os esforços e resultados das equipes que mais contribuem para o crescimento e resultados da empresa. Ao longo deste artigo vamos falar sobre 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil. Confira!

Antes de falarmos a respeito das 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil precisamos entender quais são os desafios que atrapalham as empresas a terem um modelo de remuneração variável eficiente e que alavanca os resultados das equipes e empresas. 

Existem diversos desafios dentro dos modelos de remuneração variável já aplicados no mercado e que são muito conhecidos inclusive. Porém, nem todos são completamente eficazes, já que muitos deles possuem erros e falhas. Confira a seguir alguns desses desafios e erros que são muito encontrados:

  • Não ter um processo bem estruturado em todas as fases e com os envolvidos da organização atrapalha não somente o entendimento do modelo de remuneração variável, como também impede a fácil aceitação do time. 
  • Ter um modelo de remuneração variável com regras de difícil entendimento pode acabar atrapalhando o desempenho do time no atingimento dos resultados. 
  • Não acompanhar as métricas de desempenho de forma adequada, acompanhando através de uma planilha de Excel que não apresenta de forma clara e simples todos os fatores importantes para o gestor.
  • Outro erro é calcular a remuneração da forma incorreta, ou seja, com muitos erros nos cálculos. 

Para implementar a remuneração variável de forma fácil e não enfrentar esses desafios separamos 05 dicas que vão facilitar muito este processo dentro da sua empresa. Confira a seguir:

1 – Faça um plano de remuneração variável transparente

O passo inicial para implementar a remuneração variável de forma estratégica e simples é a parte de um planejamento transparente, neste planejamento deve conter os objetivos e metas tanto para a empresa, quanto para o time e para o colaborador de forma individual.  

A transparência sem dúvida é um dos fatores mais importante para o entendimento e aceitação da equipe que trabalhará com o modelo de remuneração. Sabemos que quando somos transparente com as pessoas estabelecemos uma reação de maior confiança e o mesmo acontece com uma empresa que comunica seus objetivos e metas de forma transparente. 

2 – Atrele a remuneração variável a estratégia da sua empresa. 

Se a remuneração variável não tiver uma conexão direta com a estratégia da sua empresa os resultados podem tomar qualquer direção e este não é o objetivo da empresa. A maioria das empresas sabem para onde ir e como chegar, porém muitas vezes não engajam sua equipe da maneira correta. 

Por isso, para definir um plano de remuneração variável de forma simples, é preciso primeiro identificar seus principais objetivos estratégicos, definindo o que eles representam para a sua empresa no sentido estratégico.

3 – Recompense as ações que engajem nos resultados. 

Para recompensar as ações que engajem nos resultados dos profissionais e nas equipes você precisa gerar valor dentro da sua empresa e para isso é importante duas ações: 

  • A valorização do resultado através da remuneração variável ou até mesmo outros meios de incentivo e reconhecimento. 
  • Acompanhamento contínuo de todas as ações e fases dentro da empresa, faz com que a equipe sinta confiança e acabe se engajando para entregar o esperado.

Procure gerar valor, confiança e reconhecimento com o seu time desta forma o engajamento e aceitação será mais fácil e verdadeira. 

4 – Use um software de gestão de resultados.

Tenha um software de gestão de resultados dentro da sua empresa para acompanhar todo o processo, medir os resultados e transmitir as metas e objetivos de forma simples e transparente. Além disso, o seu time além de estar ciente de como está o seu desempenho ele também consegue capturar novas oportunidades de negócio e melhorar ainda mais sua performance. 

O mercado de softwares oferecem diversos softwares com diversas funcionalidades, porém é muito importante escolher um software flexível, de fácil implementação e que facilite todos os processos dentro da sua empresa.

Para saber mais sobre, o que um software deve ter e oferecer para sua empresa leia este artigo:

Quais são os benefícios de um software de gestão de performance.

5 – Meça os resultados constantemente e corretamente. 

Para que a remuneração variável seja aplicada de maneira eficiente e sem que a empresa tenha prejuízos é importante que se faça não só o acompanhamento dos resultados, mas também que se meça e calcule os resultados de forma constante e frequentemente. 

Para medir a remuneração variável e os resultados de forma eficiente decida antes o que será importante para a empresa analisar. Por exemplo: produtividade, vendas, absenteísmo, mix de produtos, quais metas devem ser atingidas e qual é a forma de remuneração entre outros fatores importantes que devem ser considerados antes de implementar e medir a remuneração variável da sua empresa de forma fácil.

E aí, gostou de saber dessas dicas para implementar a remuneração variável de forma fácil? Entre em contato com a AchieveMore e descubra como podemos transformar as suas metas em resultados.

Revolucione os seus resultados com a AchieveMore

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Já sabemos que as metas servem como um direcionamento para a força de vendas, e que quando são bem definidas e realistas ajuda sua empresa a alcançar os melhores resultados.  É exatamente as metas de vendas que vão mostrar onde o seu time de vendas precisa chegar e quais serão as ações necessárias para atingir

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

As metas são as responsáveis ​​pelo nosso planejamento e por determinar o quanto queremos crescer nos próximos meses, anos e ciclos em geral. Porém, você sabe como definir suas metas de vendas? Veja nossas dicas para te ajudar a criar as suas metas de vendas de forma eficiente.  No artigo de hoje, vamos falar sobre

O que é Follow-up e como deve ser feito.

O que é Follow-up e como deve ser feito.

No setor de vendas se fala muito sobre uma prática chamada follow-up, mas muitas pessoas têm a dúvida sobre o que é follow-up e como deve ser feito. Neste artigo, vamos responder estas e outras perguntas que surgem quando falamos sobre follow-up.  Afinal, o que é follow-up? Basicamente follow-up é uma ferramenta utilizada para o acompanhamento

Did you like it? Sign up to receive more content like this for free

    en_US